Público visita museus de graça

Mais de 40 instituições participam da iniciativa.

O Passaporte dos Museus Cariocas é uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus e a Prefeitura do Rio e possibilitará à população do Rio visitar, gratuitamente, 41 dos mais importantes museus e centro culturais da cidade em dias específicos, além dos museus Imperial, em Petrópolis, e da Casa da Hera, em Vassouras. No formato de um caderno de bolso, os passaportes serão distribuídos em seis pontos: Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República, Museu Imperial, Museu de Arte do Rio, Museu Aeroespacial e Centro Cultural Banco do Brasil.

 

O Passaporte dos Museus Cariocas é uma iniciativa-âncora do calendário comemorativo pelos 450 anos da Cidade, que deixa um legado de política pública, e servirá como programa piloto para a Olimpíada e Paralimpíada. “Esta é uma política importante, pois há a expectativa que em 2016 tenhamos uma nova edição do passaporte, aproveitando o grande número de visitantes que estará na Cidade por conta dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, afirmou o Secretário Municipal de Cultura Marcelo Calero.

 

 

O passaporte cria uma dinâmica lúdica e atraente para incentivar a visitação e integra as instituições envolvidas. O documento será carimbado a cada museu ou centro cultural visitado no espaço reservado à instituição. O visitante só poderá ir uma única vez em cada instituição. “O mais importante é a criação desta articulação entre as diversas instituições. Com ela, o público poderá guardar o registro dos 450 anos e sua participação nas comemorações”, acrescentou o presidente do Ibram, Carlos Roberto Brandão.

No Passaporte dos Museus Cariocas, o público encontra a lista completa das 43 instituições participantes e os dias da semana em que cada uma poderá ser visitada. O passaporte será válido durante todo o ano do jubileu de 450 anos e “expira” no último dia de 2015.

 

O lançamento contou com a participação do Presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) Carlos Roberto Brandão, do Secretário Municipal de Cultura Marcelo Calero, do Presidente da Fundação Biblioteca Nacional Renato Lessa e da Diretora do Museu da República Magaly Cabral. O Secretário Municipal de Cultura Marcelo Calero recebeu o primeiro passaporte carimbado das mãos da diretora Magaly.

Veja a matéria completa hoje, no Jornal do Rio, às 18:50h.

Museus participantes (por ordem alfabética):
Biblioteca Nacional
Casa Daros
Casa do Patrimônio Ferroviário do Rio de Janeiro (antigo Museu do Trem)
Casa do Pontal
Casa França Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro
Centro Cultural Correios
Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo)
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Memorial Municipal Getúlio Vargas
Museu Aeroespacial
Museu Bispo do Rosário
Museu Casa da Hera
Museu Casa de Benjamin Constant
Museu Casa de Rui Barbosa
Museu Chácara do Céu
Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Museu da Maré
Museu da República
Museu da Vida
Museu de Arte do Rio
Museu de Arte Moderna
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu de Ciências da Terra
Museu de Favela
Museu de Folclore Edison Carneiro
Museu do Índio
Museu do Meio Ambiente
Museu Histórico da Fortaleza de São João
Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana
Museu Histórico Nacional
Museu Imagens do Inconsciente
Museu Imperial
Museu Militar Conde de Linhares
Museu Nacional
Museu Nacional de Belas Artes
Museu Naval
Museu Villa-Lobos
Museus Raymundo Ottoni de Castro Maya - Museu do Açude
Paço Imperial
Palácio Tiradentes
Sítio Roberto Burle Marx

Compartilhar

Deixe seu comentário